Cursos | Ensino Médio

As propostas para um programa no Ensino Médio visam pesquisa, seleção de informações, análise, síntese, argumentação, cooperação e participação do aluno no mundo social, o que inclui a cidadania, o mercado de trabalho e a continuidade dos estudos.
    Os conceitos abordados em cada área do conhecimento devem ter foco no desenvolvimento de competências que estimulem a contextualização e a aplicabilidade desses conhecimentos no cotidiano.
    A consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos;
    A preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores;
    O aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico;
    A compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina.

• OBJETIVOS GERAIS
    O material do Ensino Médio propõe desafios, atividades reflexivas e conexões com o saber, mantendo o foco nas propostas dos processos seletivos de ingresso ao Ensino Superior.
    O Universitário Sistema Educacional oferece três diferentes opções de material para o curso de Ensino Médio, a fim de que cada instituição possa escolher a que mais se adéqua a sua proposta de trabalho.

• 1- ENSINO MÉDIO BÁSICO
    Curso regular, em três anos, com conteúdos pertinentes a todas as áreas do conhecimento, elaborados de forma a promover uma aprendizagem que conduza o aluno a construir e desenvolver habilidades cognitivas e sociais, superando o mero acúmulo de informações.
    2 - ENSINO MÉDIO + REVISÃO
    Curso com a mesma base de conteúdos do Ensino Médio Básico, acrescidos de conteúdos de revisão no formato Enem/Vestibulares, a serem disponibilizados para os alunos no 1º bimestre da 3ª série.
    3 - ENSINO MÉDIO - TERCEIRÃO
    Curso com a mesma base de conteúdos do Ensino Médio Básico, nas 1ª e 2ª séries, distribuídos em dois anos, a fim de que, na 3ª série, sejam trabalhados os conteúdos do Pré-Vestibular, curso Extensivo diurno.