Cursos | Ensino Fundamental 2 (Séries Finais) - 6º AO 9º ANO

Ensino Fundamental: Desenvolver o educando, assegurando-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania, fornecer-lhe meios para progredir em estudos posteriores, desenvolvimento da autonomia e criatividade para atuação no mercado de trabalho.
    Em 2007, o Colégio iniciou a implantação gradativa do Ensino Fundamental de nove anos, que coexistirá com o Ensino Fundamental de 8 anos até se completar o período de transição. A implantação progressiva do Ensino Fundamental de nove anos, com a inclusão de crianças de seis anos ,deve se dar em consonância com a universalização do atendimento na faixa etária de 7 a 14 anos.

• OBJETIVOS GERAIS
    O pleno domínio da leitura, escrita e calculo.
    A compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade.
    O desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimento e habilidades, formação de atitudes e valores;
    O fortalecimento dos vínculos da família, dos laços da solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se apresenta a vida social.
    No Colégio coexistirão os dois sistemas de Ensino Fundamental (de 8 a de 9 anos).Não há relação de equivalência entre a 1ª série do Ensino Fundamental de 8 e anos e o 1º ano do Ensino Fundamental de 9 anos.

• A Coleção do Ensino Fundamental - 6º ao 9º ano privilegia a construção do conhecimento, visando o desenvolvimento pleno das potencialidades do aluno.
    Nesta etapa da Educação Básica, o aluno é conduzido à construção de conceitos com ênfase no pensar, questionar, discutir, argumentar e intervir em realidades do seu dia a dia, buscando soluções e agindo com senso crítico e reflexivo.
    A concepção dos livros didáticos do Ensino Fundamental - 6º ao 9º ano, considera os seguintes pressupostos:
    Considerar o aluno como um ser que constrói sua própria história;
    Instigar uma busca por uma visão do todo, superando a fragmentação do ensino e a simples reprodução do conhecimento;
    Propor atividades nas quais o centro de processo é o aluno, que se torna sujeito de seu aprendizado e considera o professor um mediador do processo ensino-aprendizagem;
    Estimular a produção do conhecimento, buscando a formação de sujeitos críticos e criativos, preparados para a vida atual, e o desenvolvimento de todas as suas potencialidades.
    Tais pressupostos propiciam que o aluno construa conceitos, problematizando e discutindo os conteúdos para desenvolver uma consciência crítica, tornando-se atuante e consciente do seu tempo e do seu espaço.