Cursos | Fundamental 1 (Séries Iniciais) - 1º ao 5º ANO
A concepção e a organização curricular dos Livros do Ensino Fundamental - 1º ao 5º ano, fundamentam-se nos Parâmetros Curriculares Nacionais, numa perspectiva sóciointeracionista, na construção do conhecimento e na Pedagogia Progressista, de maneira que os conteúdos sejam desenvolvidos por meio de atividades contextualizadas, com temas que instigam o interesse dos alunos e com o desenvolvimento de projetos educativos, interdisciplinares, que integram as áreas dando significado ao aprendizado, evitando a
fragmentação do saber.
O movimento operatório (sondagem, problematização, sistematização e generalização), o estabelecimento de relações, o respeito aos 04 Pilares da Educação (Aprender a Conhecer, Aprender a Fazer, Aprender a Conviver e Aprender a Ser) ditados pela UNESCO, o desenvolvimento das habilidades operatórias do pensamento e a formação de competências são princípios que permeiam toda a coleção.
OBJETIVOS GERAIS
Utilizar as diferentes linguagens (corporal, matemática, musical, plástica, oral e escrita) ajustadas às diferentes intenções e situações de comunicação, de forma a compreender e ser compreendido, expressar suas idéias, sentimentos, necessidades e desejos e avançar no seu processo de construção de significados, enriquecendo sua capacidade expressiva.
Conhecer manifestações culturais, demonstrando atitudes de interesse, respeito e participação frente a elas valorizando a diversidade.
Compreender a cidadania como participação social e política, assim como exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando no dia-a-dia, atitudes de solidariedade, cooperação e respeito às injustiças, respeitando o outro exigindo para si o mesmo respeito.
Conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outros povos e nações, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia e de outras características individuais e sociais. Saber utilizar diferentes fontes de informações e recursos tecnológicos para adquirir conhecimentos.
Conhecer e cuidar do próprio corpo, valorizando e adotando hábitos saudáveis como um dos aspectos básicos da qualidade de vida e agindo com responsabilidade em relação à sua saúde coletiva.
Reconhecer e valorizar os conhecimentos científicos e históricos, assim como a produção literária e artística como patrimônios culturais de humanidade.