Shakespeare no Zelinda: “Ser ou não ser, eis a questão”

O que falar de William Shakespeare?
É quase unânime a opinião de leitores e críticos sobre quem está no topo da lista dos maiores dramaturgos da literatura universal. Shakespeare foi o escritor e dramaturgo que melhor trabalhou a língua inglesa, aquele que transformava em ouro literário os menores e maiores sentimentos humanos.

Os alunos do Ensino Fundamental II tiveram a oportunidade de se entregarem a leitura de obras tão marcantes quanto eternas desse inusitado talento da literatura.

6º ano:
O AMOR
Shakespeare imortalizou esta história, ambientada na Itália Renascentista. Ela fala do amor proibido entre dois jovens apaixonados, Romeu e Julieta, filhos de famílias inimigas, cuja incompreensão transformou em tragédia um doce idílio.

O PERDÃO
Uma ilha mágica habitada por espíritos, um homem selvagem e dois nobres exilados. Um navio que naufraga com algumas das pessoas mais poderosas da Europa no século XVI. Está armada “a tempestade”. O temporal em alto-mar é só o início de uma história tempestuosa: conspirações políticas, planos de vingança, magias que assustam, encantam e enlouquecem, confusões, trapalhadas e até uma bela história de amor. Shakespeare em sua última obra tem algo que prende a atenção, comove e faz refletir.

7º ano:
A FANTASIA
Numa noite de verão, num bosque, quatro jovens enamorados encontram-se e desencontram-se: Lisandro ama Hérmia que ama Lisandro e é amada por Demétrio, que é amado por Helena; depois, Demétrio ama Helena, que ama Demétrio e é amada por Lisandro, que é amado por Hérmia. Ação e movimentação, paixões e casamentos, brigas e reconciliações, equívocos e finais felizes. É um Shakespeare muito divertido e nada trágico, um "sonho" originalmente escrito para uma festa de casamento na vida real.

8º ano:
A IRONIA
A progressiva dificuldade de discernir as atitudes e os discursos daqueles que o cercam, o embotamento da percepção da sinceridade e da falsidade humana e a suspeita errônea de onde viria a traição são os males fatais. Não por acaso Shakespeare deixou para criar na idade madura o seu protagonista que melhor resume o desgaste e a decrepitude que assolam o homem.

9º ano:
A MELANCOLIA
Após a morte de seu pai, o rei da Dinamarca, o jovem Hamlet se entristece ainda mais ao ver sua mãe se casar tão rápido com Cláudio, irmão do rei, que assim assume o trono. Pouco depois, Hamlet é avisado de que o fantasma do rei ronda o castelo. Ao se encontrar com o espectro do pai, este lhe revela ter sido assassinado pelo irmão Cláudio e faz Hamlet jurar que vingará sua morte. Hamlet passa a arquitetar sua vingança, e o que se vê então é uma sucessão de acontecimentos que culminam num final trágico e fatal.

E para enriquecer ainda mais esse momento, os alunos do 6º ano A e B, auxiliados e incentivados pela prof.a Luciana e os coordenadores Ana e Alexandre, encenaram a peça “Romeu e Julieta” para alunos e funcionários do período da manhã.
Esforço e dedicação marcaram o trabalho dessa turminha, que se empenhou na decoração das belíssimas falas e no comprometimento dessa gratificante atividade.

Parabéns à todos!