7 de Setembro – Independência do Brasil
A Independência do Brasil é um dos fatos históricos mais importantes de nosso país, pois marca o fim do domínio português e o início de uma nova fase política. Anterior a essa data muitas lutas foram travadas e muitos morreram por este ideal: "O processo de independência".
Após o Dia do Fico em 9 de janeiro de 1822, data marcada pela célebre frase: "Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que fico." em resposta negativa aos pedidos de retorno a Portugal; a corte portuguesa exigia a volta de D. Pedro, pois pretendiam recolonizar o Brasil e sua presença, aqui, era um obstáculo.
A metrópole sentia-se desagradada por uma série de medidas tomadas por D. Pedro, como a convocação de Assembleia Constituinte, a organização da Marinha de Guerra, obrigando as tropas portuguesas a voltarem para o reino, a determinação de que nenhuma lei de Portugal fosse colocada em vigor sem a sua aprovação.
O príncipe estabeleceu contatos mais próximos com Minas Gerais e São Paulo com o objetivo de acalmar setores da sociedade que estavam preocupados com os últimos acontecimentos, temendo a desestabilização social. Recebendo nova carta de Portugal que anulava a Assembleia Constituinte e exigia sua volta imediata à metrópole, quando este estava em viagem de Santos para São Paulo; já próximo ao riacho do Ipiranga, levantou a espada e deu o brado esperado a muito: " Independência ou Morte!". Este fato ocorreu no dia 7 de setembro de 1822, no mês de dezembro do mesmo ano foi declarado Imperador do Brasil recebendo o título de D. Pedro I.

Os alunos do 5º ano A da prof.a Samanta realizaram uma bela apresentação em comemoração a 7 de setembro. Parabéns, turminha! O Colégio Zelinda sente-se orgulhoso pela brilhante participação nos projetos desenvolvidos por alunos e professores.
Confiram as fotos!